Conselhos Úteis

Conselhos Úteis

Humidade

A humidade é o maior enemigo nos meses de calor. É um fato que a humidade pode fazer que os dias ruins de verão sejam realmente insuportáveis. Manter os níves de humidade baixos no verão é tão importante como manter no inverno. Enquanto a humidade se mantenha baixa dentro da sua casa o lar ficará mais confortável.

A solução para os dias de verão é muito simples. Um ar condicionado central que se aplique as necessidades da sua casa, dará conta do excesso de humidade e manterá fresco, seco e confortável seu lar.

Mais noticias importantes

O ar seco também pode incrementar a eletricidade estática da sua casa ou escritório. Isto não so causa moléstias, pode danificar os discos de computadores e qualquer outro equipamento que utilize meios magnéticos. O acumulo de electridade estática na sua casa ou escritório pode ser eliminada como um apropriado controle de humidade.

Não é o calor é a humidade

Pode parecer que é só uma frase usada de forma comum porém na realidade tem uma verdade por trás dela. Controlar a humidade não só afeta como você se sente, permite também economizar dinheiro na conta energia mensal. Por tanto manter a humidade controlada é fundamental

Fique por dentro do ar fresco e da qualidade do ar embaixo do seu teto

Enquanto no dia de hoje as casas fazem um bom trabalho com uso eficiente da energia para manter o calor e o ar fresco dentro, elas viciam, fecham e fazem circular o mesmo ar. Um sistema de ventilação soluciona o problema do ar fechado o viciado, trazendo ar fresco aos lares sem desperdiçar a tão custosa energia.
Cada casa contem certa quantidade de gases prejudiciais, de uma grande variedade de origens – os materiais da construção, a terra embaixo da sua casa, os sistemas de esfriamento, e ainda as pessoas, que exalam dióxido de carbono. A forma mais fácil de levar ar fresco a sua casa, e logicamente abrir as janelas. O problema e que existem grandes perdas de ar frio ou quente neste processo.
Um ventilador permite sua casa “respirar” trazendo para dentro da sua casa, are fresco, saudável. Porém antes retira o ar viciado da sua casa, ele também recupera muita energia usada no esfriamento e transfere ao ar fresco que entra no seu lar. Colocar um ventilador como parte de seu sistema de conforto, e equivalente a abrir uma janela en cada quarto mesmo nos dias quentes permitindo a redução dos custos de energia. Esta é uma solução de conforto que literalmente permite respirar um ar fresco.

O que você não vê, pode le fazer dano.

As partículas que você não podes ver, e se encontram no ar embaixo do seu teto, incluem perigosas e potenciais bactérias e vírus que fazem que respirar dentro do seu próprio lar ponha em risco sua saúde. Pelo de mascote, pó, pólen y mofo são os culpados mais comuns. Se alguém na sua familia tem problemas respiratórios o alérgicos, os efeitos podem ser mais acentuados. Contaminantes como a sujeira, pó, mofo, fumaça podem ter grande impacto no seu lar, também, as madeiras polidas, antiguidades, tapizes, alfombras, e ainda as cortinas podem ficar deteriorados antes de tempo. Além disso os contaminantes do meio ambiente podem danificar os delicados processos dentro de um equipamento electrónico de alto custo, provocando falhas prematuras. Também podem reduzir a eficiência de seus equipamentos de ar condicionado.

Um purificador de ar pode manter seu lar inteiro limpo, proteger você, as suas crianças e seus investimentos e economizar tempo e inconvenientes ocasionados pelo pó.

Respire melhor, com ar limpo e saudável.

Se você pensava que a contaminação do ar era só um problema que aplicava fora da casa, pense melhor. Nem sempre pode ver mais os contaminantes como o pó, sujeira, pólen, mofo, e partículas de fumaça estão presentes dentro da sua casa. Ainda pior imaginemos que a sua casa e um meio ambiente “selado”, e estas partículas ficam girando no ambiente uma e outra vez, contaminando desse jeito o ar, seus móveis e até seus pulmões.

As partículas que você vê através de um raio de luz que entra pela janela, nas tardes de um dia ensolarado só representam 1% dos milhões de contaminantes levados pelo ar no seu meio ambiente “selado”, dos quais não vê a maior parte. A maioria dos filtros de ar são com base em malhas de fibra de vidro e só retém o 15 % destas partículas, deixando que o 85% restante contamine sua casa.

Melhorando o interior

Devido a que a a maioria de nós passamos a maior parte do tempo no interior, é lógico ter um ambiente interior que seja saudavel e ao mesmo tempo confortável.

Porém, devido ao tamanho “estreito” das construções hoje em dia, os contaminantes podem ficar presos dentro e seu ar interior pode resultar menos saudável que o ar externo.

Uma ventilação apropriada, a limpeza do ar, e o controle da humidade podem significar uma grande diferença na sua saúde y conforto. Até podem ajudar a perpetuar a vida dos móveis da sua casa. Veja aqui alguns modos de conseguir uma diferença no meio ambiente dentro do seu lar.

Sobre Equipamentos

Você sabía que o maior consumidor de energia na sua casa é o sistema de calefação e ar condicionado?

Para conservar a energia e reduzir seu desperdício, isto é o que pode fazer:

  • Melhore seu equipamento velho com um aparelho de ar condicionado central de alta eficiência.
  • Tenha certeza de que o equipamento de ar condicionado tenha a capacidade adequada para seu lar, uma unidade demasiado pequena o demasiado grande termina sendo ineficiente. Sua loja de confiança vai indicar qual é o melhor tamanho da unidade de calefação e ar condicionado para seu lar.
  • Se você troca seu equipamento de ar condicionado central, tenha certeza que o instalador reponha a serpentina interior, e a unidade condensadora externa. Do contrário, sua unidade no vai funcionar com a eficiência adequada.
  • Instale ventiladores elétricos de teto para incrementar a eficiência dos equipamentos de ar condicionado no verão, e ajudar a que o ar quente circule longe do teto no inverno.
  • Lembre-se de limpar e trocar os filtros de seu equipamento com regularidade. Os filtros obstruídos fazem que os equipamentos trabalhem mais, utilizando mais energia para desempenhar o mesmo trabalho.
  • Invista num termostato inteligente eletrônico que regule as temperaturas durante a noite ou quando não se encontre na casa.
  • Instale um sistema de zonas para ter o controle e regular o fluxo de ar e a temperatura, de modo que só enfrie as áreas da sua casa que este usando.
  • Adicionar um humidificador a seu sistema de ar condicionado central permitirá utilizar um ajuste mais baixo no termostato se sentindo mais confortável.
  • Reveja os graus de eficiência estipuladas pela norma oficial brasileira quando compre um novo equipamento para assegurar-se de obter a maior eficiência. Eles aparecem na etiqueta e no selo PROCEL.

A eficiência do AR CONDICIONADO DE UM COMODO se mide pelo CEE (Coeficiente de Eficiência Energética), que é o BTU-hora dividido pelos wats da eletricidade que utiliza a unidade. Basicamente indica quanto calor obtêm você da unidade em comparação com a quantidade de eletricidade que o equipamento manda. Quanto mais alta a CEE, menos eletricidade utilizará a unidade.

Sobre as luces do ambiente

Você sabia que lâmpadas fluorescentes compactas utilizan um quarto da voltagem e proporcionam a mesma quantidade de luz que os focos incandescentes?

Isto é o que você deve fazer:

  • Substitua as lâmpadas incandescentes por fluorescentes compactos ou melhor ainda por lámparas de led.
    Utilize lâmpadas de baixa potência en áreas pequenas como corredores.
    Tenha a costume de desligar as luzes ao sair de um ambiente.

Sobre Isolamento

Você sabia que um ambiente ou espaço não isolado pode ocasionar um aumento nos custos de consumo de energia do seu equipamento de ar condicionado?

O que você pode fazer:

  • Instale um isolante com eficiència comprovada no seu ambiente

Sobre as janelas

Você sabia que pode ter até um 25% de intercambio de calor através das suas janelas?

(O calor pode entrar através das janelas no seu cômodo fazendo que o ar trabalhe mais). Isto é o que você pode fazer:

  • Sele suas janelas com tiras isolantes de espuma para evitar que tenha entrada de calor.
  • Substitua as janelas simples por janelas duplas do tipo térmicas.
  • Se certifique que toda abertura fica selada ou isolada com tiras procurar obstruir a perda do esfriamento e o consequente aumento do consumo.