Perguntas Frequentes

TV

Não localiza canais digitais

  • Verifique se o modelo de sua TV possui conversor digital integrado. Consulte o manual.
  • Sem recepção digital.

    • Verifique se sua região já está recebendo sinal digital.
    • Para sintonizar canais digitais, é necessário uma antena UHF.
    • Verifique as conexões, cabo de antena e antena. Veja se a instalação está correta. Consulte o manual.

Problemas com o som

Sem som.

  • Verifique se a função MUTE foi acionada, pressionando a tecla MUTE do controle remoto.
  • Se o som é enviado a outro aparelho, como por exemplo um home theater. Verifique as conexões, cabos e configurações do aparelho

Som baixo.

  • Verifique no menu "SOM" se a opção "BALANÇO" está ajustada para equilibrar o som nos dois auto falantes.
  • Alguns modelos podem possuir apenas um auto falante, não disponibilizando esse ajuste em seu menu. Verifique o manual.
  • Verifique no menu "SOM" se a opção "VOLUME AUTOMÁTICO" está ajustada para estabilizar diferenças bruscas de som.

  • Se sim, desabilite essa opção.
  • Alguns modelos podem não disponibilizar esse ajuste em seu menu. Verifique o manual.
  • Se o som é enviado a outro aparelho, como por exemplo um home theater. Verifique as conexões, cabos e configurações do aparelho

Som distorcido ou picotado

  • Aparelho emissor do sinal
    • É preciso levar em conta que a qualidade do som varia bastante de acordo com aparelho utilizado.
    • A qualidade muda se for gerada através de um DVD, Blu-ray, receptor de TV paga ou algum outro.
    • Verifique a instalação e as condições físicas do cabo de áudio. Efetuar ligação conforme manual.
    • Se o som é enviado a outro aparelho, como por exemplo um home theater. Verifique as conexões, cabos e configurações do aparelho.
  • Qualidade do som de origem da emissora.
    • Mude o canal para identificar se a falha do som é do aparelho ou de uma emissora específica.
    • O Canal pode estar mal sintonizado. Realize uma nova busca dos canais, ou use a sintonia fina se seu modelo possuir essa função.
  • Qualidade do arquivo.
    • Arquivo reproduzido com falhas ou de baixa qualidade. Verificar no computador se o arquivo está incompleto ou foi gravado com baixa qualidade. (ideal acima de 128kbps).

    Problemas com a imagem

    Posicionamento correto da TV

    • Antes dos ajustes na configurações, é importante ter certeza de que a TV está posicionada de forma correta.
    • Manter o centro da tela na altura dos olhos e em um ângulo de visão reto do telespectador.
    • Manter uma distância adequada respeitando o tamanho da TV.
    • Evite incidência direta de luz. Isso afeta diretamente na imagem que o telespectador visualiza, chegando ao ponto de transformar o preto em cinza.

    Cabos e Conexões.

    • Verifique a instalação e as condições físicas dos cabos de áudio e vídeo. Efetuar ligação conforme manual.
    • Verifique se o cabo da antena está conectada corretamente conforme manual.
    • Pode ser problema de transmissão. Tente outro canal para ver se o problema é a transmissão de um canal especifico.
    • Utilize a antena de acordo com as suas necessidades e se possivel escolha uma antena externa que possui maior recepção de sinal. Exemplo:
      • Para sintonizar canais digitais, é necessário uma antena UHF.
      • Para sintonizar canais analógicos, é necessário uma antena VHF.
      • Para sintonizar canais digitais e analógicos, é necessário uma antena mista ou um misturador de sinais. Verifique com um Antenista.

    Canais Abertos Digitais e Analógicos.

  • O Canal pode estar mal sintonizado. Realize uma nova busca dos canais, ou use a sintonia fina se seu modelo possuir essa função.
  • A Emissora de TV pode transmitir um sinal digital, mas o conteúdo ser analógico. Exemplo: O sinal digital é de 720p, mas a programação é de 480p.
    • Quando isso ocorre a imagem perde resolução e qualidade.
    • Pode causar também barras pretas nas laterais durante a programação.
    • Não é indicado o uso do "zoom", pois pode cortar partes da imagem e prejudicar ainda mais a resolução.
    • Para eliminar as barras pretas, pressione a tecla ASPECT para ajustar o formato da tela.

    Configuração.

    • Calibrar a imagem da TV é fundamental para alcançar a imagem ideal. Por isso é possivel configCor, brilho, nitidez e contraste.
    • Por isso é possivel configurar "Cor", "Brilho", "Nitidez" e "Contraste" de maneira individual, de acordo com as preferências de cada pessoa.

    Aparelho emissor do sinal

    • É preciso levar em conta que a qualidade da imagem varia bastante de acordo com aparelho utilizado.
    • A qualidade muda se for gerada através de um DVD, Blu-ray, receptor de TV paga ou algum outro, sendo recomendado salvar uma configuração para cada aparelho.

    Controle Remoto não funciona

    Verificar posição das pilhas.

    Substituir as pilhas do controle se necessário.

    O controle pode estar fora do alcance. Usar o controle remoto de acordo com instruções contidas no manual.

    Pode ocorrer interferência de sinais eletrônicos. Se isso ocorrer, afaste os equipamentos eletrônicos que causam a interferência.

    Não liga

    Se o botão ON/OFF não for acionado, pressionar o botão Power do controle remoto não ligara a TV, pois a mesma não está em stand by. Pressionar o botão ON/OFF no painel inferior para ligar a TV.

    Desenrolar totalmente o cordão elétrico e conectá-lo a uma tomada elétrica que corresponda às especificações indicadas na etiqueta do produto.

    Não modificar o plugue fornecido com o aparelho se não conseguir encaixá-lo na tomada elétrica. Mandar instalar uma tomada elétrica apropriada por um eletricista qualificado.

    A tomada está sem energia? Testar em outra tomada.

    Atenção!

    Recomendamos que este aparelho seja ligado diretamente a uma tomada elétrica independente. Qualquer defeito de outro aparelho ligado a este mesmo circuito de alimentação poderá provocar danos no equipamento. Então não utilize adaptadores, extensões ou réguas.

    Áudio e Vídeo

    Blue Ray

    Não lê dispositivo USB

  • O dispositivo USB ou cartão de memória não contêm arquivos ou não são compatíveis.
    • Formatar o dispositivo USB ou cartão de memória em sistema de arquivo FAT32, inserir os arquivos compatíveis e tentar novamente.
    • Verificar que o formato do arquivo seja compátivel com o aparelho.
  • Memória excessivamente fragmentada.
    • Desfragmentar o dispositivo USB ou cartão de memória.
  • CD em reprodução.
    • Pressione a tecla STOP e após a tecla USB no painel frontal ou controle remoto.

    Falha na leitura do disco

  • Disco na posição invertida.
    • Pressione a tecla STOP e após a tecla USB no painel frontal ou controle remoto.
  • Disco sujo.
    • O disco sempre deve ser limpo em linha reta, a partir do centro em direção à extremidade. Nunca limpá-lo com movimentos circulares.
  • Disco danificado ou incompatível.
    • Trocar o disco.
  • Má qualidade de gravação do disco.
    • Configurações inadequadas do gravador. Configurar adequadamente o gravador antes da gravação do disco.

    Não sintoniza rádio.

  • Verificar se seu aparelho possui essa função no manual de instruções.
  • Local de recepção fraca.
    • Trocar o rádio de lugar para obter uma melhor recepção dos sinais de rádio, tanto AM como FM.
  • Interferência com outros aparelhos eletrônicos.
    • Algumas vezes aparelhos eletrônicos, como televisores, computadores ou vídeo games, podem gerar interferência. Afastar o aparelho dos demais equipamentos.

    Não liga

  • Desenrolar totalmente o cordão elétrico e conectá-lo a uma tomada elétrica que corresponda às especificações indicadas na etiqueta do produto.
  • Não modificar o plugue fornecido com o aparelho se não conseguir encaixá-lo na tomada elétrica. Mandar instalar uma tomada elétrica apropriada por um eletricista qualificado.
  • A tomada está sem energia? Testar em outra tomada.
  • DVD Players

    Imagem distorcida ou quadriculando

  • Padrão de TV incorreto.
    • No SETUP, selecionar PAL-M ou NTSC de acordo com a TV.
  • Disco sujo ou danificado.
  • Trocar o disco utilizado por um novo, não usar disco pirata. Para discos de filmes, o mesmo deve ser de região 4.
  • Formato de arquivo incompatível.
    • Se estiver reproduzindo arquivos em formato MPEG, ele mesmo pode estar em codificação incompatível. Gravar outro arquivo no CD.

    Sem imagem

  • Ligação incorreta do cabo amarelo de A&V.
    • Verificar a ligação dos cabos. Se for usar a saída de vídeo composta, consultar manual para ver se a ligação correta está sendo efetuada.
  • Caso a ligação esteja correta e mesmo assim a imagem não aparecer, trocar o cabo utilizado por outro.
  • Canal da TV incorreto.
    • Selecionar o canal correto da TV. Exemplo: AV1, AV2.

    Não lê dispositivo USB

  • O dispositivo USB ou cartão de memória não contêm arquivos ou não são compatíveis.
    • Formatar o dispositivo USB ou cartão de memória em sistema de arquivo FAT32, inserir os arquivos compatíveis e tentar novamente.
    • Verificar que o formato do arquivo seja compátivel com o aparelho.
  • Memória excessivamente fragmentada.
    • Desfragmentar o dispositivo USB ou cartão de memória.
  • CD em reprodução.
    • Pressione a tecla STOP e após a tecla USB no painel frontal ou controle remoto.

    Falha na leitura do disco

  • Disco na posição invertida.
    • Pressione a tecla STOP e após a tecla USB no painel frontal ou controle remoto.
  • Disco sujo.
    • O disco sempre deve ser limpo em linha reta, a partir do centro em direção à extremidade. Nunca limpá-lo com movimentos circulares.
  • Disco danificado ou incompatível.
    • Trocar o disco.
  • Má qualidade de gravação do disco.
    • Configurações inadequadas do gravador. Configurar adequadamente o gravador antes da gravação do disco.

    Não liga

  • Desenrolar totalmente o cordão elétrico e conectá-lo a uma tomada elétrica que corresponda às especificações indicadas na etiqueta do produto.
  • Não modificar o plugue fornecido com o aparelho se não conseguir encaixá-lo na tomada elétrica. Mandar instalar uma tomada elétrica apropriada por um eletricista qualificado.
  • A tomada está sem energia? Testar em outra tomada.
  • ATENÇÃO!

    Recomendamos que este aparelho seja ligado diretamente a uma tomada elétrica independente. Qualquer defeito de outro aparelho ligado a este mesmo circuito de alimentação poderá provocar danos no equipamento. Então não utilize adaptadores, extensões ou réguas.

    Home Theater

    Problemas com a função ripping

  • Não inicia a ripagem. o que fazer?
    • Isso ocorre quando a música selecionada já foi ripada no dispositivo USB conectado.
    • Para corrigir, selecione OK para substittuir ou CANCELAR para iniciar a ripagem da próxima música.
  • Após utilizar a função ripping, os arquivos aparecem no dispositivo USB, mas o áudio não. Apenas escuto um ruído.
    • Isso ocorre quando a música a ser convertida tem uma codificação não suportada pelo player.
    • Nenhuma configuração a ser feita. Utilize outro CD de áudio compatível.
  • O aparelho finaliza a conversão durante processo. Por que?
    • Isso acontece quando a memória do dispositivo USB está cheia.
    • Para que isso não ocorra novamente, apague alguns arquivos ou formate a memória do dispositivo USB.
  • As músicas convertidas para MP3 ficaram com a voz do artista distorcida. Tem como corrigir isso?
    • Saiba que durante a compressão do áudio para o formato MP3, existe perda de qualidade.
    • Para amenizar a distorção, efetue AJUSTES de áudio no aparelho. Exemplo: Ajustar a velocidade de conversão sempre baixa..

    Não disponibiliza nota no karaokê

  • Tipo de disco incompatível.
    • Esses modelos de aparelho são capazes de dar nota com discos em formato VCD 2.0.
  • Canto muito baixo.
    • Posicione o microfone próximo da boca e cante em voz alta.
  • Microfone desligado ou desconectado.
    • Certificar-se de que o(s) microfone(s) estejam conectado(s) e ligado(s).
  • Microfone desligado ou desconectado.
    • Certificar-se de que o(s) microfone(s) estejam conectado(s) e ligado(s).

    Problemas com o Som

  • Função MUTE ligada.
    • Pressionar o botão MUTE no controle remoto do aparelho.
    • Controle de volume na posição mínima.
    • Pressionar o botão de volume +.

    Sem som em algumas caixas.

  • Disco com áudio no formato DTS.
    • Trocar o disco por um que use codificação de áudio em formato DOLBY.
    • Disco com áudio em formato incompatível. Esse aparelho é capaz de simular efeito 5.1CH apenas para discos gravados com som em formato STEREO 2.0CH. Trocar o disco.
    • Verificar se o áudio do disco é 5.1. Exemplo: Se o áudio do disco for 2.0 e o simular de efeito 5.1CH estiver desabilitado, só sairá som em 2 caixas.

    Imagem distorcida ou quadriculando

  • Padrão de TV incorreto.
    • No SETUP, selecionar PAL-M ou NTSC de acordo com a TV.
  • Disco sujo ou danificado.
  • Trocar o disco utilizado por um novo, não usar disco pirata. Para discos de filmes, o mesmo deve ser de região 4.
  • Formato de arquivo incompatível.
    • Se estiver reproduzindo arquivos em formato MPEG, ele mesmo pode estar em codificação incompatível. Gravar outro arquivo no CD.

    Sem imagem

  • Ligação incorreta do cabo amarelo de A&V.
    • Verificar a ligação dos cabos. Se for usar a saída de vídeo composta, consultar manual para ver se a ligação correta está sendo efetuada.
  • Caso a ligação esteja correta e mesmo assim a imagem não aparecer, trocar o cabo utilizado por outro.
  • Canal da TV incorreto.
    • Selecionar o canal correto da TV. Exemplo: AV1, AV2.

    Não lê dispositivo USB

  • O dispositivo USB ou cartão de memória não contêm arquivos ou não são compatíveis.
    • Formatar o dispositivo USB ou cartão de memória em sistema de arquivo FAT32, inserir os arquivos compatíveis e tentar novamente.
    • Verificar que o formato do arquivo seja compátivel com o aparelho.
  • Memória excessivamente fragmentada.
    • Desfragmentar o dispositivo USB ou cartão de memória.
  • CD em reprodução.
    • Pressione a tecla STOP e após a tecla USB no painel frontal ou controle remoto.

    Falha na leitura do disco

  • Disco na posição invertida.
    • Pressione a tecla STOP e após a tecla USB no painel frontal ou controle remoto.
  • Disco sujo.
    • O disco sempre deve ser limpo em linha reta, a partir do centro em direção à extremidade. Nunca limpá-lo com movimentos circulares.
  • Disco danificado ou incompatível.
    • Trocar o disco.
  • Má qualidade de gravação do disco.
    • Configurações inadequadas do gravador. Configurar adequadamente o gravador antes da gravação do disco.

    Não liga

  • Desenrolar totalmente o cordão elétrico e conectá-lo a uma tomada elétrica que corresponda às especificações indicadas na etiqueta do produto.
  • Não modificar o plugue fornecido com o aparelho se não conseguir encaixá-lo na tomada elétrica. Mandar instalar uma tomada elétrica apropriada por um eletricista qualificado.
  • A tomada está sem energia? Testar em outra tomada.
  • ATENÇÃO!

    Recomendamos que este aparelho seja ligado diretamente a uma tomada elétrica independente. Qualquer defeito de outro aparelho ligado a este mesmo circuito de alimentação poderá provocar danos no equipamento. Então não utilize adaptadores, extensões ou réguas.

    Micro Systems

    O Bluetooth não funciona.

  • Verificar se o dispositivo em conexão com o produto tem recurso Bluetooth compatível.
  • Proceder com ativação do modo Bluetooth no dispositivo em conexão com o produto e verificar se o produto já não possui outros dispositivos previamente pareados.
  • Não lê ou reproduz CD/USB/Cartão, falha na leitura

  • Erro na seleção da voltagem do produto pode ocasionar falha de alguns componentes ou queimar o aparelho.
    • Verificar se o produto é Bivolt, Chave (110V/220V). Mude a chave se necessário.
  • O Disco ou Mídia com problema.
    • Verificar se o disco apresenta algum defeito como riscos, problemas de gravação ou seja dual disc (possui uma espessura maior que os cds convencionais).
    • Verificar se o disco não está invertido.
    • Em aparelhos novos, o motor do leitor de cd está protegido por um acessório de papelão, retirar o mesmo para utilizar o leitor.
  • Formato de arquivo incompatível.
    • Verificar se o arquivo não está incompleto ou foi gravado com baixa qualidade. (ideal acima de 128kbps); se o formato do arquivo é compatível com o produto ( ex.: se em MP3).
  • Verificar se o botão condiz com a função esperada. Alguns botões possuem múltiplas funções e se pressionar por um período prolongado pode acionar alguma função indesejada. Consulte o manual para identificar as funcionalidades de cada botão de seu aparelho.
  • Erro de formatação do dispositivo USB.
    • Verificar se o dispositivo está no formato de arquivos ( FAT32).

    Botão ou função falha, trava ou não funciona

  • Verificar se o botão condiz com a função esperada. Alguns botões possuem múltiplas funções e se pressionar por um período prolongado pode acionar alguma função indesejada. Consultar o manual para identificar as funcionalidades de cada botão de seu aparelho.
  • Som fraco, com falha, ruído ou picotado

  • Verificar se os cabos estão conectados corretamente conforme descrito no manual, se estiver utilizando entrada respectiva.
  • Checar se o cabo não está com algum fio rompido causando som mono (som em apenas uma caixa) ou oxidado (marcas de ferrugem) causando mal contato, ruído e som de baixa qualidade.
  • Arquivo/mídia reproduzido/a com falhas ou de baixa qualidade. Verificar no computador se arquivo está incompleto ou foi gravado com baixa qualidade. (ideal acima de 128kbps).
  • Sem som

  • Verificar se os cabos estão conectados corretamente conforme descrito no manual, se estiver utilizando entrada respectiva.
  • Verificar se a função MUTE (mudo) está ativado, pressione o botão MUTE do controle remoto para ativar ou desativar a função.
  • Verificar se o produto esta devidamente selecionado na entrada/midia em reprodução.
  • Verificar se produto é Bivolt/Chave de tensão (110V/220V).
  • Não liga

  • Botão ligar ou chave de função não acionada. Acionar a função desejada ou pressione o botão de ligar.
  • Verificar se produto é Bivolt/Chave de tensão (110V/220V).
  • Desenrolar totalmente o cordão elétrico e conectá-lo a uma tomada elétrica que corresponda às especificações indicadas na etiqueta do produto.
  • Não modificar o plugue fornecido com o aparelho se não conseguir encaixá-lo na tomada elétrica. Mandar instalar uma tomada elétrica apropriada por um eletricista qualificado.
  • A tomada está sem energia? Testar em outra tomada.
  • Atenção:

    Recomendamos que este aparelho seja ligado diretamente a uma tomada elétrica independente. Qualquer defeito de outro aparelho ligado a este mesmo circuito de alimentação poderá provocar danos no equipamento. Então não utilize adaptadores, extensões ou réguas.

    Informática

    Desktop / Computadores de Mesa

    Não consigo acessar a internet via banda larga

  • Certifique-se que o driver da placa de rede está instalado corretamento.
  • Caso necessite de senha para acessar, informe os dados corretos.
  • Verifique que seu modem e roteador estejam ligados e configurados corretamente
  • Contate a sua operadora que fornece o serviço de internet banda larga (NET, GVT, OI, Etc...) para auxilio.
  • As portas USB não funcionam

  • Problema no periférico que está conectado na USB (mouse , impressora, pen drive ).
  • Caso necessite de senha para acessar, informe os dados corretos.
    • Testar o periférico em outro equipamento (mouse , impressora, pen drive ).
  • O periférico necessita de um driver para funcionar.
    • Verificar se o drive foi instalado no aparelho. Se não foi, instale.
    • Verificar se o drive é compatível com o sistema operacional do seu aparelho.
  • Se o problema não for no periférico ou drive do mesmo, reinstale o drive do CHIPSET através do site do fabricante.
  • Sistema operacional não inicializa

  • Arquivos de sistemas apagados indevidamente.
    • Windows: Reparar ou reinstalar o sistema operacional verificar se a placa tem um sistema de recuperação (recovery). Consultar um técnico especializado se necessário..
    • Linux: Reparar ou reinstalar o sistema operacional verificar se a placa tem um sistema de recuperação (recovery). Consultar um técnico especializado se necessário..
  • Mídia ou periférico (pen drive) conectado ao aparelho causando problemas.
    • Remover o periférico e reiniciar o aparelho.

    Liga, mas não aparece imagem na tela do monitor

  • Verificar a instalação do monitor no computador.
    • O cabo VGA ou HDMI está conectado corretamente? Verifique.
    • Se não obter sucesso, efetue a troca do cabo ou teste a conexão de vídeo com outro monitor.

    Não liga

  • Caso o Computador não esteja ligando, siga as orientações abaixo:
    • Desconectar o cabo de força da tomada ou no break.
    • Esperar de 1 a 2 minutos..
    • Verificar a chave da fonte se esta na posição correspondente á rede local 110V/220V
    • Conectar o cabo de força novamente e tentar ligar o Desktop.
    • Desenrolar totalmente o cordão elétrico e conectá-lo a uma tomada elétrica que corresponda às especificações indicadas na etiqueta do produto.
    • Não modificar o plugue fornecido com o aparelho se não conseguir encaixá-lo na tomada elétrica. Mandar instalar uma tomada elétrica apropriada por um eletricista qualificado.
    • A tomada pode estar sem energia. Ligar o aparelho em outra tomanda

    Notebooks e Netbooks

    Não acessa ou não localiza a rede WI-FI

  • Não localiza as redes?
    • Acione a chave botão Liga/Desliga do WiFi no aparelho. (Dependendo do modelo)
    • Localize a tecla que contém o simbolo antena wifi , pressioná-la junto com a tecla "Fn" para ligar o dispositivo wireless, conforme indicado no manual de instruções do aparelho.
  • Não localiza as redes?
    • Acione a chave botão Liga/Desliga do WiFi no aparelho. (Dependendo do modelo)
    • Localize a tecla que contém o simbolo antena wifi , pressioná-la junto com a tecla "Fn" para ligar o dispositivo wireless, conforme indicado no manual de instruções do aparelho.
  • Seu dispositivo localiza a rede, mas ainda não consegue se conectar?
    • Reinicie seu dispositivo e o roteador.
    • Se seu dispositivo ainda não consegue se conectar, reinicie-o. Se subitamente nenhum dispositivo consegue se conectar à rede e ela está sob seu controle (é sua rede doméstica, por exemplo), experimente também reiniciar o roteador. Parece simples, mas a interface WiFi de seu dispositivo ou o software de seu roteador por estar sofrendo com um problema temporário, o “reboot” pode resolve. Para reiniciar corretamente seu roteador desligue-o da tomada, aguarde 30 segundos e ligue-o novamente.
  • A Conexão cai o tempo todo?
    • Mude o canal de sua rede WiFi. Verifique com um técnico a possibilidade de alterar o canal do seu modem para os canais 1 ou 11 que são provavelmente a melhor escolha.
    • A interferência de outros roteadores na vizinhança é uma fonte comum de problemas de conectividade, especialmente em áreas densamente povoadas como condomínios. E outros rádios que operam na frequência de 2.4 GHz, como babás eletrônicas e telefones sem fios, além de aparelhos como fornos de micro-ondas, também podem interferir com o sinal da rede WIFI.
  • A dificuldade de conexão só acontece quando você está longe de seu roteador WiFi?
    • Mude o roteador de lugar.
    • Para melhores resultados, coloque o roteador em um espaço aberto (como sobre uma estante), para que o sinal possa trafegar livremente. Se você ainda não consegue o alcance de que precisa, experimente mover o roteador e o modem para um local mais central em relação à área de cobertura.
  • Depois de todos os passos acima o aparelho não se conecta ao WIFI?
    • Tente reinstalar o driver da placa de rede WIFI através do site do fabricante.

    Não acessa ou não localiza a rede WI-FI

  • Verificar se não foi selecionado a opção Fn+Fx (Função pode variar de modelo para modelo), que alterna imagem entre Notebook e monitor. Consultar o manual do usuário para maiores detalhes.
  • Consultar o manual do usuário sobre configuração. Utilizar as teclas de função para a correção.
  • As portas USB não funcionam

  • Problema no periférico que está conectado na USB (mouse , impressora, pen drive ).
  • Caso necessite de senha para acessar, informe os dados corretos.
    • Testar o periférico em outro equipamento (mouse , impressora, pen drive ).
  • O periférico necessita de um driver para funcionar.
    • Verificar se o drive foi instalado no aparelho. Se não foi, instale.
    • Verificar se o drive é compatível com o sistema operacional do seu aparelho.
  • Se o problema não for no periférico ou drive do mesmo, reinstale o drive do CHIPSET através do site do fabricante.
  • Sistema operacional não inicializa

  • Arquivos de sistemas apagados indevidamente.
    • Windows: Reparar ou reinstalar o sistema operacional verificar se a placa tem um sistema de recuperação (recovery). Consultar um técnico especializado se necessário..
    • Linux: Reparar ou reinstalar o sistema operacional verificar se a placa tem um sistema de recuperação (recovery). Consultar um técnico especializado se necessário..
  • Mídia ou periférico (pen drive) conectado ao aparelho causando problemas.
    • Remover o periférico e reiniciar o aparelho.

    Sistema operacional não inicializa

  • Bateria descarregada ou não está ligado na energia.
    • Verificar se foi dado carga mínima de 15 minutos na bateria antes de ligar e se o cabo de energia está ligado corretamente.
    • A tomada, no break ou filtro de linha com defeito ou está sem energia.
  • Realizar o teste sem bateria:
    • Verifique se o vídeo não esta desativado pela tecla de função, (FN + FXconforme manual), dando a impressão de aparelho desligado.
    • Retire o carregador da tomada elétrica;
    • Retire bateria do aparelho. Caso a bateria seja embutida, mova a chave seletora para o lado oposto da figura de um raio;
    • Reconecte carregador na tomada elétrica;
    • Ligue o aparelho pressionando e mantendo pressionado o botão de Power por 10 segundos.

    Caso funcione, permita que o sistema operacional abra e apareça a área de trabalho. Depois desligue corretamente o aparelho, recoloque a bateria e recarregue-a por 12 horas.

  • Se os passos acima não solucionaram o problema, entre em contato com o Serviço de Atendimento Philco.