Sistema fotovoltaico conectado á rede

Para reduzir os custos do sistema tradicional de fornecimento de energia elétrica de forma totalmente sustentável, a solução ideal é o sistema fotovoltaico conectado à rede.

O sistema funciona da seguinte forma: enquanto tiver luz natural do sol os painéis fotovoltaicos geram energia que é jogada diretamente na rede elétrica interna, fornecendo energia para o consumo dos seus equipamentos eletrônicos. Nos momentos que o sol estiver ausente (dias nublados) e durante a noite, o fornecimento de energia fica por conta da concessionária. Este sistema elimina o uso de baterias para conservar a energia coletada pelos painéis gerando um investimento menor para o projeto final.

Para o controle do fluxo de energia o medidor tradicional é substituído por outro conhecido como medidor bidirecional. Este equipamento permite registrar tanto a energia consumida como a gerada, como regulamentado pela resolução 482 da ANEEL Ao final do período mensal se o consumidor, utilizou energia da concessionária, só paga a diferença entre a energia consumida e a gerada. Porém se a energia gerada é maior que a consumida a diferencia excedente é convertida em créditos que podem ser utilizados como créditos para abater custos nas contas de luz de outros estabelecimentos que estejam no mesmo nome do consumidor.

Beneficios em investir num sistema fotovoltaico conectado à rede

  • Menor investimento que um sistema isolado, que precisa de baterias para redistribuição da energia.
  • Retorno efetivo do investimento
  • Projeto de acordo com sua própria infraestrutura
  • Sistema seguro

 

Peça um orçamento