ENERGIA FOTOVOLTAICA

O QUE É ENERGIA FOTOVOLTAICA?

Energia fotovoltaica é a energia elétrica produzida a partir de luz solar, e pode ser produzida mesmo em dias nublados ou chuvosos. Quanto maior for a radiação solar maior será a quantidade de eletricidade produzida.

O processo de conversão da energia solar utiliza células fotovoltaicas (Normalmente feitas de silício ou outro material semicondutor). Quando a luz solar incide sobre uma célula fotovoltaica, os elétrons do material semicondutor são postos em movimento, desta forma gerando eletricidade.

A energia fotovoltaica é uma tecnologia 100% comprovada. Sistemas fotovoltaicos conectados à rede elétrica já são utilizados há mais de 30 anos.

CRESCIMENTO DO USO DA ENERGIA FOTOVOLTAICA:

Com mais de 178 GW instalados globalmente no final de 2014, a Energia Solar teve mais um ano de crescimento impressionante. Depois de anos de crescimento exponencial, o mercado europeu teve um crescimento mais modesto em 2014, com cerca de 7GW de energia fotovoltaica instalados. Esta desaceleração do mercado europeu pode em parte ser explicada pela mudança nos incentivos que agora já não são mais tantos.

Os mercados de energia solar fotovoltaica em 2014 mostraram um equilíbrio perfeito entre as instalações de grande porte (grandes usinas solares) e a geração distribuída (Sistemas instalados em telhados de casas e empresas). Demonstrando essa capacidade única que só a energia fotovoltaica tem de oferecer uma solução para diversas necessidades: desde ligar uma lâmpada de um poste de iluminação com alguns Watts, até oferecer uma alternativa de produção de energia para uma casa ou mesmo uma grande usina solar produzindo energia para milhares de famílias.

MAIORES MERCADOS DE ENERGIA FOTOVOLTAICA:

China, seguida por Japão e Estados Unidos, hoje são os mercados de energia fotovoltaica que mais crescem, enquanto a Alemanha continua sendo o maior produtor do mundo de energia fotovoltaica, contribuindo com quase 6% da sua demanda de eletricidade.

A ENERGIA FOTOVOLTAICA JÁ É A TERCEIRA MAIS IMPORTANTE:

A energia solar fotovoltaica é agora, depois de hidráulica e eólica, a terceira mais importante fonte de energia renovável em termos de capacidade instalada a nível mundial. Mais de 100 países utilizam energia solar fotovoltaica.

ORIGEM DO TERMO "FOTOVOLTAICO"

O termo "fotovoltaica" vem do grego (Phos), que significa "luz", e em "volt", a unidade de força eletro-motriz, o volt, que por sua vez vem do sobrenome do físico italiano Alessandro Volta, inventor da pilha. O termo "foto-voltaica" tem sido usado em Inglês desde 1849.

EFICIÊNCIA DA ENERGIA FOTOVOLTAICA:

A célula solar mais eficiente até agora é uma multi-junção concentradora com uma eficiência de 43,5% produzido por Solar Junction em abril de 2011. As maiores eficiências alcançadas sem concentração incluem as da Sharp Corporation em 35,8% usando uma tripla junção em 2009 eBoeing Spectrolab (40,7%, também usando um design de três camadas).

O POTENCIAL DA ENERGIA FOTOVOLTAICA NO BRASIL:

A geração de energia fotovoltaica há muito tempo é vista como uma tecnologia de energia limpa e sustentável, que se baseia na fonte renovável de energia mais abundante e amplamente disponível no planeta - O SOL. O Brasil possui um potência gigantesco para se aproveitar. O Mapa abaixo faz uma comparação dos valores de irradiação solar do Brasil e da Europa. Fica muito fácil de se enxergar que o nosso potencial é muito mair, no entanto, a Europa possui instalados 88GW de energia fotovoltaica enquanto o Brasil ainda esta em menos de 1GW.

O POTENCIAL DE MARANHÃO NA GERAÇÃO DA ENERGIA FOTOVOLTAICA

Maranhão por estar ubicado na zona tropical do Brasil, oferece um clima ideal para a geração de energia solar. O tempo anual de exposição dos raios solares é superior à media do pais já que mesmo na estação considerada de chuvas possui um alto índice de dias asolarados. Fazendo da região um excelente investimento para quem quer gerar energia e reducir custos.Maranhão é um estado que por estar na zona tropical do Brasil, oferece um clima ideal para a geração de energia solar. O tempo anual de exposição dos raios solares é superior à média nacional já que mesmo na estação considerada de chuvas possui um alto índice de dias ensolarados. Fazendo da região um excelente investimento para quem quer gerar energia e reduzir custos.

O PREÇO DA ENERGIA FOTOVOLTAICA:

Impulsionado pelos avanços da tecnologia e o aumento da escala de produção, os custo da energia fotovoltaica tem diminuído de forma constante ano após ano. Em 2015 as células fotovoltaicas atingiram os seus menores preços históricos mais uma vez chegando ao patamar de U$ 0,30/Watt.

Curiosidades

  • A duração de um painel fotovoltaico é de 25 anos.
  • Os painéis fotovoltaicos são protegidos por um vidro temperado de 3,2mm resistente a granizo
  • 90 % dos painéis fabricados são feitos de cristal de silício ultra-puro
  • Se o 100 por cento da energia que chega na terra fosse aproveitada teriamos 1800 vezes más energia da que consumismo atualmente no planeta

 

Peça um orçamento